Blog JB Diesel

  • 18 / Ago / 2022

Algumas curiosidades sobre a mecânica de caminhões

Muitas coisas que ouvimos são difíceis de acreditar, e por vezes acreditamos em informações que não são verdadeiras. Selecionamos algumas curiosidades sobre a mecânica de caminhão que são importantes para o seu dia a dia. Confira!

Freio motor

Uma dúvida recorrente entre os motoristas de caminhão é se o uso do freio motor é vantajoso ou não. Tem gente que diz que ele pode superaquecer o motor, entre outras inverdades. O certo é que o freio motor é um grande aliado, especialmente em descidas íngremes e longas. Ele evita o desgaste acentuado dos tambores do freio e também ajuda a conservar as lonas.

Algumas pessoas acreditam que o freio motor aumenta o consumo de combustível, mas o que acontece é justamente o contrário. Durante o uso desse sistema, o motor funciona sem a queima de diesel por conta da contenção instantânea da injeção de combustível.

Ponto morto em descidas

Outra dúvida persistente: devo usar o ponto morto em descidas para economizar combustível? Não. A prática de colocar a transmissão em ponto morto para economizar diesel em declives não só é errada como perigosa.

Em vez de reduzir o consumo de diesel, ela aumenta esse gasto. Quando o caminhão está na “banguela”, a injeção eletrônica considera que o motor está em marcha reduzida e joga ainda mais combustível.

Além disso, o ponto morto coloca em risco a segurança do motorista. O caminhão está desengatado nesse modo e o freio fica sobrecarregado se for acionado bruscamente. Assim, sua efetividade estará comprometida, aumentando as chances de um acidente.

Calibragem com pneus frios

Isso é uma verdade. O ar se expande com o calor, e quando você calibra os pneus ainda frios, o ar dentro deles também está frio e a pressão colocada ficará estável. Se você calibrar os pneus quando estiverem quentes, o ar vai esfriar depois e a pressão vai diminuir. Pressões menores causam mais desgaste dos pneus e geram instabilidade do caminhão.

Lembre-se sempre de realizar as manutenções preventivas antes de colocar o seu caminhão na estrada. Procure um serviço especializado ou um mecânico de confiança. Assim, você não terá prejuízos ao parar no meio do caminho ou ter o veículo apreendido em uma fiscalização por conta de equipamentos fora dos padrões. A viagem será muito mais tranquila!